GAME-ON


Olá, seja bem-vindo(a)

Leia tudo com atenção e vamos agitar as redes sociais.

Vamos as informações básicas:

O primeiro chamado é para os escritores e escritoras que queiram participar do Game, divulgando seus trabalhos e participando como jurados. Para participar será preciso disponibilizar um exemplar do seu livro para a competição. 

Sobre o Game: os participantes serão blogueiros e blogueiras, onde em breve as inscrições serão iniciadas. O objetivo é escolher o melhor blogueiro(a) através de provas que tem como meta divulgar os livros dos escritores participantes. E o grande ganhador do Game, levará um mega box com os livros de  todos os autores participantes. (Estamos tentando outros prêmios também).

Essa é a primeira edição, mas promete agitar as redes sociais e promover uma ampla divulgação dos livros nacionais, pois serão muitas ‘andorinhas’ envolvidas.

Sabemos que o cenário literário nacional é mais acolhedor para escritores internacionais que nacionais, geralmente os títulos de fora já vêm impulsionados pela publicidade e, não raro, adaptações cinematográficas. Temos que encarar o mercado como ele realmente é: COMERCIAL. Então, precisamos pensar em formas de divulgar e promover nossos livros. E o segredo é só um: MOBILIZAÇÃO, o que gera divulgação.


“Existe um inegável colonialismo cultural que leva o público a acreditar que só o que vem de fora é bom. E, geralmente, os best-sellers aqui são best-sellers no mundo todo, já chegam aqui bem promovidos”. Luis Fernando Veríssimo



Os autores nacionais são vistos cada vez menos na lista dos best-sellers de ficção. A participação brasileira nessas listas sempre foi pequena e é apenas reflexo do próprio mercado editorial. De acordo com a Publishnews, que monitora as vendas das principais livrarias do país, a participação dos brasileiros caiu pela metade nos últimos cinco anos. Se em 2010 e 2011 eram quatro exemplares entre os 20 mais vendidos, nos anos seguintes a participação caiu para dois. 

O Brasil é nossa casa e precisamos fazer essa mobilização e mostrar que há literatura boa aqui, o que falta é oportunidade e visibilidade, porém as grandes editoras não estão nem aí, como notamos o movimento atual, elas querem pessoas famosas para escrever, pois elas já trazem um público cativo.
E se desejamos chegar ao topo, infelizmente sem divulgação esse objetivo não será atingido nunca.

Os leitores gostam do que está na mídia, do que aparece nas listas dos mais vendidos. Eles querem ler o que está em alta, porém andorinha sozinha não faz verão e a intenção desse Game é juntar várias andorinhas e fazer o nosso "verão literário Nacional".

Então, fica o convite para você escritor, você escritora fazer parte desse projeto audacioso. Alguns detalhes do Game ainda estão sendo finalizados e vocês estão convidados à participar com sugestões de provas ou outra ideia que venha somar. 

O site e página do game estão em desenvolvimento, mas se você deseja participar e ver suas obras alcançando mais leitores, envie um e-mail para kibook@outlook.com com suas sugestões, dúvidas ou pedido de participação. Eu Oliver Fábio, junto com a equipe do Kibook vamos acolher suas dicas e juntos com você e blogueiros, faremos um Super Game. Contamos com SUA participação.

Conheça a equipe KIBOOK clicando aqui!